Na definição popular do Haṭha como o Yoga da “harmonia do Sol e da Lua”, a presença da palavra harmonia é interpretativa: ela não está implícita nesse nome. A língua sânscrita é polissémica: cada palavra pode ter variados significados. Assim, haṭha quer dizer, de facto, “força extrema”. Mas, numa leitura esotérica, na qual se atenta aos elementos que compõem essa palavra, nomeadamente as sílabas ha e ṭha, ela também quer dizer “sol-lua”. Quando dizemos “sol-lua”, estamos nos referindo à transcendência da identificação com as dualidades ou dos pares de opostos: sol e lua, calor e frio, dia e noite, masculino e feminino, etc., que é a causa do sofrimento humano.
“A perfeição do corpo físico [manifesta-se como] beleza, graça, força,  e a dureza e o brilho do diamante”. Yoga Sūtra de Patañjali, III:47.
“Quando se aperfeiçoa o Haṭha Yoga, aparecem os seguintes sinais: agilidade física, brilho no rosto, manifestação da vibração sutil interior (nāḍa), olhar penetrante e claro, saúde, controle do fluido seminal (bindu), aumento do fogo digestivo e total purificação das nāḍīs”. Haṭha Yoga Pradīpikā, II:78.